Conheça o Digilab Affonso Taunay – Centro POETA ITI, um centro tecnológico público e gratuito
O espaço nasceu de uma parceria entre o Instituto Tecnológico Inovação, a The Trust for The Americas e a Prefeitura Municipal de São Paulo. É um centro tecnológico para a promoção da inclusão social e desenvolve um atendimento humanizado e customizado, além de oferecer atendimentos sociais como orientações, encaminhamentos e intervenções.
O Digilab está inserido dentro da Biblioteca Municipal Affonso Taunay e promove atividades para o desenvolvimento local, em conformidade com a Lei Municipal de Inclusão Digital (Lei 14.668/2008), enquanto o Instituto Tecnológico Inovação gerencia o espaço disponibilizando equipe para o atendimento ao público, tempo e recursos com o suporte da Trust, que concede todos os softwares utilizados no espaço.
Os usuários do espaço têm acesso a equipamentos de última geração e Internet, podendo acessar e-mails, redes sociais, pesquisas na web, confeccionar e imprimir currículos e documentos, além de assistir vídeos, palestras e ouvir músicas.
Além disso, o ambiente ainda permite que seus usuários realizem encontros “coworking”: um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos, o que possibilita que os usuários o utilizem para reuniões de trabalho.
Os principais objetivos do espaço são:
– Promover a inclusão digital e social;
– Ser um ambiente de inovação e tecnologia na região, atendendo empreendedores, moradores locais, estudantes e servindo como ponto de apoio para os outros programas e projetos, criando uma rede de relacionamento entre os usuários do serviço;
– Disseminar a cultura e a educação empreendedora;
– Promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda em regiões em situação de vulnerabilidade social;
– Estimular a inovação aberta;
– Incluir jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade de São Paulo.
É um espaço livre, colaborativo, que incentiva que o trabalho e o conhecimento sejam compartilhados, valorizando a cocriação e a criatividade, promovendo a inclusão social e digital do cidadão, além do desenvolvimento humano, econômico e social.