Empresário e ex-executivo aposta na diversidade para compor equipe de alta performance e diz mais: “headhunters filtram mais do mesmo”
Na opinião do empresário Max Mustrangi, a diversidade na composição de uma equipe é questão de competitividade
Um estudo realizado em 2015 pela McKinsey&Company, envolvendo organizações da Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e países latino-americanos, intitulado Diversity Matters, demonstrou que há uma relação positiva entre liderança com perfis diversos e performance financeira. No Brasil, em 2016, o Instituto Ethos traçou o perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas brasileiras e concluiu que “diversidade é vantagem competitiva’.
Seguindo o que essas e outras renomadas instituições que estudam temas relacionados ao comportamento organizacional têm apontado, o ex-executivo e atual empresário Max Mustrangi, sócio fundador da Excellance, acredita que compor equipes com diversidade de perfis pessoais e profissionais é, de fato, um diferencial que deve ser almejado por quem quiser se manter competitivo: “ter uma equipe na qual a diversidade prevaleça é meio caminho andado para o sucesso da execução de qualquer estratégia de negócios”, argumenta.
Max justifica o fato de dispensar a consultoria de headhunters para os processos de contratação de profissionais dispostos a enfrentar novos desafios e promover mudanças profundas de orientação nos clientes atendidos pela Excellance por considerar que os headhunters, em geral, acabam filtrando candidatos com perfis muito padronizados ao utilizar lentes homogeneizadas (mais do mesmo), o que não ajuda a arejar a cultura, elevar a atitude da equipe existente (subir a barra), e a enriquecer o grupo do ponto de vista de conhecimento e experiências pessoais e profissionais.
A equipe da Excellance é formada por profissionais com passagens executivas nos seguintes segmentos de mercado: Automotivo, Químico, Construção, Metalúrgico, Gráfico, Serviços Financeiros, Alimentício, Cosmético, Farmacêutico, Higiene & Limpeza, Bens de Consumo, Commodity Mineral e Agrícola, Resinas, Óleo & Gás, Logístico, Farmacêutico e Serviços Diagnósticos. Ultimamente a empresa tem recrutado novos integrantes a partir da convicção de que a diversidade de idade, raça, cor, gênero, experiências profissionais e quaisquer outras características que tornem as pessoas únicas, e por isso mesmo distintas, constituem diferencial competitivo. Essa diversidade traz grandes desafios, como liderar de forma alinhada e harmônica um grupo de pessoas, perfis, estilos e fortalezas diferentes, de forma a que o todo seja muito maior e melhor do que a soma das partes. Não é fácil gerenciar um grupo diverso como esse. Mas os resultados e as soluções propostas são muito mais robustos e perenes.