Cursos do Centro Poeta – ITI Moóca têm todas as vagas preenchidas e fila de espera
Aulas começam em junho com grade voltada para a formação profissional, pessoal, atitude empreendedora e tecnologia
Com 130 acessos de usuários por dia e 20 cadastros novos de interessados nas atividades oferecidas para a população, o Digilab – Centro POETA ITI Moóca, comemora o sucesso pela procura das atividades e cursos oferecidos pelo projeto, localizado dentro da Biblioteca Municipal Affonso Taunay.
São cursos de formação e orientação profissional, apoio psicológico, reforço de gramática e matemática e na área tecnológica.
No curso #EunoDigi os candidatos vivenciam as disciplinas: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Ser; Aprender a Conviver e Aprender a Trabalhar.
Com o #Diginício aprendem: Postura Profissional; Formação para o Mundo do Trabalho; Primeiros Passos à Informática; Reforço de Língua Portuguesa e Matemática.
Na área de tecnologia com o #DigiInformatizar aprendem a operar o Windows; Word; Excel; Power Point e Internet.
Para os interessados pela área de programação, a oportunidade está nas disciplinas do #DigiConstruir com o Entendendo a lógica e o comportamento computacional; Desenvolvendo o seu próprio site; Criando seu primeiro Aplicativo; Está apto para criar seu primeiro jogo e A Hora do Código.
Já que tem vocação empreendedora, pode desenvolver seus talentos no #DigiTalento com as disciplinas: Empreendedorismo, Oratória, Atendimento do Comércio Varejista, Pense Grande – Projeto.
Sonia Alakaki, responsável pelo Programa de Inclusão Social do ITI, avalia que este projeto-piloto contribui muito para a melhoria na qualidade do atendimento às necessidades da população. “Quem procura um espaço para uso individual ou em grupos para trabalhar, fazer reuniões, discussões, rodada de negócios, pesquisa, conta com internet de alta velocidade, computadores de última geração, ambiente confortável e climatizado, instalações com mobiliários modernos e uma programação de cursos e oficinas. Temos também os facilitadores que auxiliam os usuários a trilhar o seu caminho do usuário, seja para a inclusão no mundo do trabalho formal, para ser um empreendedor ou simplesmente ampliar os seus horizontes, descobrindo novas oportunidades, pois além da Inovação Tecnológica e do Empreendedorismo, trabalharemos as habilidades socioemocionais”, enfatiza Alakaki.
Para quem não conseguiu ingressar nas primeiras turmas, é possível aproveitar os outros serviços oferecidos no Centro POETA – ITI Mooca, como atendimento aos usuários, emissão de currículo, impressão de textos, pesquisa na internet, acesso ao Facebook, blogs, Twitter, e-mails, gravação de música, filmes, documentários e jogos.
Além de participar da Acolhida, formada por pequenos grupos onde o AID (Agente de Inclusão Digital) explana sobre os cursos, palestras e possibilidades dentro do Digilab, o centro oferece atendimento aos diversos grupos que procuram o projeto para reuniões ou palestras. São grupo de jovens, universitários, idosos, grupo da Fundação Casa, grupo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), grupo de artesanato, grupo de mulheres, empreendedores e empresários.
Parcerias
O ITI – Instituto Tecnológico Inovação aproximou-se da The Trust for The Américas, uma organização sem fins lucrativos afiliada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Estabelecido em 1997 para promover parcerias públicas e privadas, a The Trust implementou projetos em 24 países e trabalhou com mais de 1.000 organizações na região.
As iniciativas da The Trust buscam promover oportunidades educacionais e econômicas, bem como responsabilidade e transparência. Com a parceria veio também a Microsoft e Cisco. Para a formação voltada ao mundo do trabalho, também possui uma aliança com a NEXTHEA, que disponibilizou uma tela interativa para complementar as aulas e palestras do Digilab Centro POETA – ITI Moóca.
Sobre os Digilabs
A Prefeitura da Cidade de São Paulo, possui hoje 133 unidades de Telecentro com um atendimento de 378.431 usuários por ano, com acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação. As unidades contam com computadores conectados à internet, disponíveis para atividades de promoção do desenvolvimento local. A Prefeitura iniciou o projeto com seis Digilabs Piloto. O ITI Instituto Tecnológico Inovação gerencia o que está situado dentro da Biblioteca Affonso Taunay no Parque da Moóca.
Os Digilabs são uma reestruturação dos Telecentros para que se possa ampliar os atendimentos para 67.000 usuários quando toda a rede estiver alinhada dentro deste novo conceito, cujo objetivo estratégico é de promover o desenvolvimento humano, econômico e social por meio da implementação de espaços colaborativos e criativos, que promovem o compartilhamento de conhecimento e democratizam as tecnologias digitais.
Conheça o ITI – Instituto Tecnológico Inovação
O ITI é uma organização sem fins lucrativos que promove a pesquisa e o fomento de tecnologias para o desenvolvimento das áreas econômica, científica e social. Tem como propósito propiciar a inclusão digital, social e educativa à sociedade onde está inserido, assim como estimular a preservação do meio ambiente.
Informações sobre os cursos:
Digilab Affonso Taunay – Centro POETA ITI Mooca
Endereço: Rua Taquari, 549 – Mooca
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sábados das 8h às 12h.
Telefone: (11) 2532-1260
E-mail: contato1@itinovacao.org.br
Informações para a imprensa: imprensa@itinovacao.org.br