Artigo: Transformações nos meios de pagamento para o consumidor Omnichannel
*Por Marcos Antonio F. Couto
Saiba o que significa “meios de pagamento ajustarem-se à forma de vida” versus “forma de vida ajustando-se aos meios de pagamentos”. A FIS, fornecedora líder de soluções de pagamentos e fidelidade, avalia táticas Omnichannel e como os pagamentos direcionam a conexão entre canais e seus clientes.
O conceito de Omnichannel promete compromissos onipresentes com seus consumidores, independentemente de como e onde eles compram ou como pagam. Em um momento de digitalização maciça, o varejo está criando um espaço único onde os canais de vendas e comunicação interagem para oferecer uma experiência completa e personalizada.
Para ficar em sintonia com esses novos usos, as marcas estão mudando sua abordagem de marketing focando na experiência do consumidor. A maioria faz bom uso do varejo multicanal, ou seja, o desenvolvimento de novos pontos de venda com os clientes: loja física, site, aplicativos, etc. Na primeira etapa do varejo on-line, os canais são usados em paralelo de forma individual, independentemente um do outro.
Consumidores em uma loja física podem descobrir mais sobre um produto digitalizando o código de barras com o smartphone, ter ações instantâneas à disposição e pedir entrega em domicílio. No omni, os canais de varejo se comunicam entre si, oferecendo aos varejistas uma visão de 360° do consumidor e, assim, estabelecendo uma relação real de varejo a longo prazo.
São comuns práticas como pagamentos em loja usando apenas um dispositivo móvel, simplesmente digitando o código de barras de um item ou o mapeamento da entrada e saída dos clientes nas lojas. Isto abre a perspectiva de ofertas de fidelidade personalizadas, registro automatizado de compras de produtos e pagamentos digitais sem a necessidade de “checkout” em uma caixa registradora física.
Com a ajuda da revolução digital, o formato antigo do pagamento está recebendo uma renovação. O mPOS (ponto de venda móvel) é uma solução disruptiva que desafia o ponto de venda tradicional e melhora o quebra-cabeça do canal Omni. E este é apenas o começo…
A digitalização do comércio e a maior conectividade dos consumidores geram uma transformação digital que proporcionará escolhas de pagamento contínuas. A identidade da marca começa com uma nova marca e se desenvolve em um sistema de design holístico que trará uma expressão de marca avançada, sofisticada e inclusiva para cada ponto de contato em todo o mundo.
Um instrumento adequado de pagamento do Omnichannel armazena todas as informações de pagamento, incluindo os detalhes do meio de pagamento utilizado, informações de envio e preferências de pagamento em um local conveniente e seguro. É possível assim, verificar on-line ou em aplicativos comerciais simplesmente clicando um botão e autenticando para concluir a transação. Na loja, basta tocar para pagar mercadorias “contactless”. Os métodos de pagamento disponíveis hoje estão cada vez mais avançados, incluindo “tokenização” de rede, que garante que a informação esteja protegida.