14 formas de ganhar dinheiro com aplicativos
Apps são plataformas para a oferta de serviços e a venda de objetos diversos
Em um país com cerca de 13 milhões de desempregados, aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99 transformaram-se nos últimos anos em sinônimo de oportunidade de trabalho. Da mesma forma, apps de entrega de comida e de outros produtos (Rappi, iFood e Uber Eats, entre outros) viraram alternativa para quem está sem emprego ou busca uma forma de complementar a renda.
Mas, além dos aplicativos famosos, existe uma série de apps que podem ajudar quem planeja incrementar o orçamento. Conheça alguns deles.
Coletando resíduos
O aplicativo BioThanks funciona como uma espécie de “Uber do resíduo” e permite aos usuários chamar transportadores (motorizados ou não) para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento. Para se cadastrar no app e ganhar dinheiro recolhendo materiais, os coletores passam por uma avaliação, que inclui a verificação de antecedentes criminais.
No aplicativo, o usuário informa o endereço e descreve o que deve ser recolhido, escolhe o tamanho do carro, efetua o pagamento online e acompanha a rota do transportador enquanto aguarda a sua chegada ao local de coleta. Dependendo do valor comercial do resíduo, o cliente pode até não precisar pagar pelo serviço. Em alguns casos, pode até ser remunerado pelo material descartado.
Alugando imóveis
Quem tem um ou mais cômodos vazios em casa pode transformá-lo em oportunidade para ganhar dinheiro por meio do Airbnb. No aplicativo, o usuário recebe pela locação de um imóvel (ou parte dele) para turistas.
Vendendo objetos e produtos
No Brasil, sites e aplicativos nos moldes dos antigos classificados de jornais – como Mercado Livre e OLX – já são famosos. Mas há alternativas menos conhecidas e também confiáveis, como o Skina, e aplicativos voltados a determinados segmentos, como DeCluttr (CDs, DVDs e jogos de videogames) e Enjoei (roupas, calçados, bolsas, óculos, relógios, chapéus, bonés, cintos e outros acessórios, móveis e aparelhos). Donos de estabelecimentos de varejo (minimercados, padarias, farmácias, hortifrutis etc.) podem vender pelo TakiApp.
Alugando objetos
No Alooga, o usuário pode disponibilizar para locação equipamentos, ferramentas, objetos de camping, videogames, bicicletas, câmeras e diversos outros itens. Outras alternativas para locação de objetos são o Allugator e o Spinlister.
Transportando objetos
O Entrusters possibilita que alguém que vá viajar leve algum objeto para outra cidade – e receba pelo transporte. Já o Glovo e o Bikoo são aplicativos mais voltados ao transporte na mesma cidade, de forma semelhante ao serviço oferecido pelo Rappi.
Avaliando marcas, produtos e serviços
Quem tem algum tempo disponível pode ganhar dinheiro avaliando marcas, produtos e serviços por meio de aplicativos como PiniOn, Google Opinion Rewards (os créditos vão para a conta do usuário na Google Play Store) e Toluna (os créditos são pagos pelo PayPal).
Fazendo freelas
Pessoas que detêm conhecimentos ou habilidades específicas podem negociar seus serviços por meio de plataformas como GetNinjas, Workana, 99Freelas, Fiverr, UpWork e WeWorkRemotely.
Dando aulas
Na plataforma Udemy, profissionais de todas as áreas podem montar um curso disponibilizá-lo para venda. O serviço oferecido é semelhante ao Hotmart.
Vendendo comida
Por meio do Eats For You, quem gosta de cozinhar pode preparar refeições para pessoas interessadas em tomar café da manhã, almoçar ou jantar na sua casa.
Fotografando
Os apps Foap, Clashot, Snapwire e PicPay permitem que fotógrafos profissionais e amadores ponham suas fotos à venda.
Vendo anúncios
Os aplicativos Slide Joy e Fronto recompensam os usuários dispostos a ver anúncios.
Dando carona
Quem costuma viajar com espaço vazio no carro pode ratear os gastos de viagem com outros usuários por meio do BlaBlaCar.
Fazendo maquiagem
Maquiadores e outros profissionais ligados ao segmento podem contatar potenciais clientes por meio do aplicativo MakeYou.
Orientando turistas
O Rent a Local Friend põe em contato pessoas que conhecem uma determinada cidade com turistas que precisam de ajuda na mesma região.