Startup lança rede social que dá “match” entre desempregados e empresas
Empregos temporários são chance de profissional voltar ao mercado de trabalho
O aplicativo une Inteligência Artificial e People Analytics para recolocação profissional. Combina desempregados e empresas com 99% de assertividade, redução no tempo de contratação de 45 dias para 7 dias, 30% de aumento na retenção de profissionais. O Brasil é o 9º país do mundo que mais desperdiça dinheiro nas contratações e demissões.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia que a oferta de vagas temporárias para o final de 2019 será a maior em seis anos. Segundo a CNC, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil). O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019.
Desta forma, São Paulo (22,6 mil), Minas Gerais (10 mil), Rio de Janeiro (9,4 mil) e Rio Grande do Sul (7,6 mil) concentrarão mais da metade (54%) da oferta de vagas.
Para atender a demanda do mercado de trabalho a start –up Goowit, rede social que une desempregados e empresas utilizando tecnologias avançadas, como People Analytics e Inteligência Artificial chega no mercado para fazer o match entre empresas e desempregados.
Ao todo, foi investido R$ 1,4 milhão no desenvolvimento de tecnologias e parcerias (como LinkedIn e Udemy) para compor a rede social, e a expectativa é que o Goowit se torne um unicórnio (empresa que atinge R$ 1 bilhão em faturamento) até 2022. O acesso será gratuito para os usuários, enquanto as empresas deverão pagar mensalidades após algum período para utilizar as ferramentas.
Segundo informou Deibson Silva, Ceo da Goowit, a plataforma atua com a missão de facilitar o match ideal entre instituições e profissionais, além de mapear o perfil comportamental de cada candidato por meio de uma inteligência artificial, batizada de sherppy, voltada especificamente ao people analytics.
No entanto, não é só isso. Segundo informou o Deibson, a plataforma tem uma série de diferenciais que ultrapassam as habilidades de outras redes sociais de mercado e educação. “Os desenvolvedores oferecem, por exemplo, otimização no tempo de contratação, maior assertividade na seleção, retenção de talentos, redução do turnover, match entre perfil do candidato e o desenho da pessoa ideal para a função”, comenta o empresário ao informar ao enfatizar que na rede social é possível encontrar também uma gestão completa e eficaz do setor de RH com gerenciamento de recrutamento e seleção, visibilidade no mercado, roteiro de processo seletivo e mapeamento de cargos.
Para potencializar o uso da rede e atrair recrutadores e talentos, a start up oferecerá meses de experimentação grátis de todos os recursos da rede para as empresas e headhunters. Para guiar a trilha de aprendizagem foi criado o Sherppy, uma solução em Inteligência Artificial que atua como Mentor Vocacional, ajudando os usuários no desenvolvimento de Soft e Hard Skills (habilidades comportamentais e técnicas, respectivamente).
Veja como usuários e empresas podem desenvolver as suas carreiras e negócios com o Goowit:
Para usuários:
– Mapeamento de soft skills
– Mentoria de carreira por meio de inteligência artificial
– Trilha de aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências
– conexões estratégicas com profissionais e empresas de diferentes áreas
– Vagas segmentadas de acordo com o perfil do usuário
Para empresas:
– Recrutamento com o auxílio de uma inteligência artificial para o match entre hard e soft skills
– Gestão completa do processo seletivo
– Otimização no tempo e custo de contratação
– Módulos de educação corporativa e cultura organizacional
A rede de contatos é gratuita e já conta com 23 mil usuários. A plataforma pode ser acessada no endereço: https://goowit.com .