Meio ambiente: Programa transforma tampinhas plásticas em recursos financeiros
Quem doa tampinhas plásticas para os pontos de coleta ou para as entidades assistenciais cadastradas no “Tampinha Legal” pode não ter a dimensão exata do quanto esta ação é importante. Muitas entidades encontram no programa, desenvolvido pelo Instituto SustenPlást, uma fonte voluntária de receita extra.
A coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, explica que o programa tem o objetivo de engajar a sociedade na coleta de todos os tipos de tampas plásticas, junto da indústria do plástico. “Toda a comunidade pode se envolver de diversas formas, a começar pelo recolhimento de tampas e entrega nos pontos de coleta do programa, que tem caráter educativo. Atualmente, podemos encontrar pontos de coleta em hospitais, órgãos púbicos, escolas, comércio e empresas. Há uma mobilização da sociedade em fazer o bem, que reflete no aumento da qualidade de vida de todos”, explica Simara.
Interessados em destinar tampinhas plásticas para alguma das entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal, podem localizar o ponto de coleta mais próximo através do link www.tampinhalegal.com.br/site/pontos-de-coleta, inserindo o CEP para busca. As estações da Trensurb também são pontos de coleta.
O Tampinha Legal, em um formato inovador, faz a Economia Circular acontecer em um modo dinâmico, alegre e motivador. Até agora, foram coletadas e vendidas mais de 340 toneladas de tampinhas, representando um valor superior a R$ 640.000,00 reais. Atualmente, sãon mais de 400 entidades assistenciais cadastradas. O Tampinha Legal está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais. Recentemente, lançou as ações Copinho Legal e Canudinho Legal, que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinarão os recursos obtidos com a venda dos copos e canudos plásticos para as entidades assistenciais cadastradas no programa. Além do site, também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube e Facebook e Instagram.