Jogo online aborda políticas para o clima e permite comunicação com governos

Fonte: ONU Brasil

Cientistas afirmam que a humanidade tem pouco mais de uma década para reverter os desastres da mudança global do clima. A Missão 1.5, campanha lançada mundialmente em 13 de fevereiro, dará a cidadãs e cidadãos uma forma direta de comunicação com os governos.

A campanha se baseia em um jogo para plataformas online que informa as pessoas sobre políticas para o clima e oferece opções de voto para soluções em diferentes níveis. Os votos serão compilados e analisados por pesquisadores da Universidade de Oxford antes de serem enviados a líderes governamentais.

A informação pode ajudar governos a adquirir confiança para tomar ações ousadas necessárias para reverter a crise do clima.

“Junto com parceiros de governos e do setor privado, temos a habilidade de conectar milhões de pessoas com governos de forma inovadora para gerar discussões e soluções à crise do clima e aumentar a ambição para os diálogos sobre o clima na COP26, em Glasgow, na Escócia, neste ano”, afirma o administrador do PNUD, Achim Steiner.

O planeta está perigosamente perto de ultrapassar a marca de 1,5 Cº de elevação da temperatura, nível que gera insegurança. A última década foi a mais quente já registrada. A temperatura da Terra e dos oceanos está aumentando, o gelo polar e as montanhas estão derretendo, e o clima está mais imprevisível e letal.

O jogo, desenvolvido pelo PNUD e parceiros, foi testado na versão beta no ano passado e 1,25 milhão de jogadores já votaram. Ele está disponível nos seis idiomas oficiais da ONU (inglês,francês, espanhol, árabe e mandarim), e mais línguas serão acrescentadas à medida que a campanha progredir ao longo do ano.

Os resultados serão compilados e apresentados por gênero, idade e país. Com o uso de exemplos aleatórios, os resultados globais refletirão com precisão como as pessoas votaram em cada país. Nesse sentido, o jogo Missão 1.5 permite que gestores públicos obtenham perspectivas fundamentais sobre a percepção global da mudança do clima.

Novos públicos

O jogo Missão 1.5 emprega tecnologia de forma inteiramente nova. Em vez de ser somente um site, o jogo é apresentando por meio de anúncios em alguns dos mais populares videogames do mundo.

A indústria de jogos é maior que as indústrias de filme e de música juntas, e o Missão 1.5 pode alcançar pessoas que tradicionalmente não estavam envolvidas em discussões sobre o clima.

Os dados que o jogo coleta ajudarão gestores públicos a melhor entenderem como cidadã e cidadão em todos os cantos do planeta pensam sobre o futuro.

“As escolhas que países como a Nigéria fazem hoje terão impacto nas futuras gerações”, diz a nigeriana Yemi Alade, do grupo Nigerian Afropop, uma defensora das causas do PNUD.

“Temos muitos desafios – desigualdade de gênero, deterioração dos ecossistemas, redução da fauna e flora selvagens –, e todos eles estão relacionados aos efeitos da mudança do clima. É um momento essencial para todos nós, para que nossas vezes sejam ouvidas, e o Missão 1.5 dá essa oportunidade”.

Recentemente, o Sistema ONU ingressou na Década de Ação – esforço final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das obrigações do Acordo de Paris. Nesse contexto, a Missão 1.5 oferece perspectiva única. O jogo é peça-chave também para o apoio do PNUD aos mais de 100 países comprometidos com as metas do Acordo de Paris.

Este é um ano crucial à ação para o clima. O PNUD espera que essa campanha não apenas ajude as pessoas a entenderem a crise climática, mas também estimule ações reais por parte dos líderes políticos. Ainda há tempo reverter o aquecimento global, mas é preciso agir agora.

Visite Mission1point5.org. Vote hoje pelo clima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support