UIT lembra importância das tecnologias da informação na resposta à pandemia
Fonte: ONU Brasil
O Dia Mundial da Telecomunicação e da Sociedade da Informação (WTISD, na sigla em inglês) marca o aniversário da fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 17 de maio de 1865, quando a primeira Convenção Internacional do Telégrafo foi assinada em Paris.
O tema deste ano é “Connect 2030: TICs para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A UIT reafirma seu compromisso de conectar todas as pessoas do mundo, mostrando como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem contribuir para acelerar a cumprimento da Agenda 2030 e seus 17 ODS.
Com dez anos restantes para alcançar as metas da agenda, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou em janeiro a “Década de Ação”. Logo em seguida, a pandemia da COVID-19 mostrou a importância das TICs para as economias e as sociedades em todos os lugares e a importância de estarmos todos conectados.
Este ano, a UIT realizou um evento virtual de alto nível para abordar a importância de aprimorar a colaboração e a cooperação entre países, empresas, Sistema ONU e outras pessoas. O objetivo é fortalecer o papel das TICs ao embarcarmos na “Década de Ação” e na resposta global à COVID-19.
O evento virtual da UIT foi realizado nesta segunda-feira (18), com a participação de Houlin Zhao, secretário-geral da UIT; Tatiana Valovaya, diretora-geral do Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG); e Audrey Azoulay, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Outros participantes foram Francis Gurry, diretor-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI); Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM); e Vaqif Sadiqov, embaixador e representante permanente do Azerbaijão nas Nações Unidas.